domingo, março 04, 2007

Não tente entender...

Já tentei entender porque tantas pessoas ainda querem ser espertinhas e parar nas vagas de deficientes físicos nos supermercados e shoppings lotados aos sábados. Mas a vida me sussurra: "Não tente entender...". Já tentei entender qual é a das pessoas que acabam com uma latinha de refrigerante dentro do carro, a caminho de casa, e insistem em jogá-la pela janela, quando eu aposto que elas têm um cesto de lixo no chão da cozinha. Mas a vida repete: "Não tente entender...". Já tentei entender porque torcidas organizadas se matam e tiram a beleza do esporte para o qual elas vivem. E a vida me berra "Não tente entender...". Já tentei entender de economia e queda na bolsa de valores, e o que leva às quedas, mas minha cabeça me repete "Não, de novo não... Não tente entender.". Já tentei entender porque as vezes o coração bate mais forte por alguém sem você nem conhecer a pessoa direito. Nessas horas, desistí de entender. Já tentei entender porque o coração resolve bater mais acelerado justo por alguém que você já conhece há algum tempo, tão seu amigo, tão do seu lado... Ainda tento entender. Mas a vida repete "Não, não tente entender...". Já tentei entender porque uns nascem pobres e outros ricos. Não entendi. Não entendo ainda, mas creio em algo. Mas a vida me diz "Não tente explicar...". Já tentei entender porque uns gostam tanto do amarelo, quando outros gostam do azul, e as meninas sempre do rosa, mas... Vai entender? Já tentei entender porque a gente vive... Mas a vida me diz "Você perde muito tempo tentando entender. Vá viver.". Já tentei entender porque tudo não tem uma explicação x, pra que a gente simplesmente parasse de perguntar. A vida me diz "Mandei você viver, não tente entender". Já tentei entender porque a vida dá voltas e nos vemos carregados para cá e para lá, e longe de quem amamos, e perto novamente, e criando laços novos, que nunca substituem os velhos, mas aumentam a saudade no nosso coração quando partimos novamente. E a vida me ensina "Não se deve entender, se deve sentir... Não tente entender...". Já tentei entender as pessoas que vão do 8 ao 80 em um segundo, que de um sorriso, vão a um brado, a uma braveza, e acabam com qualquer perspectiva de relacionamento estável entre você e ela, seja no ambiente de trabalho, ou como amigos. Não, parei, não tento entender... Já tentei entender porque oamor, a melhor das coisas do mundo, como é pregado, é tão antagônico, e dói como se fosse a pior das coisas do mundo... Não, não consigo entender... Já tentei entender porque dependemos tanto de café, Coca-cola e chocolate. Tá, é a cafeína, mas e aí? "Não tente entender, isso não é sua praia", me dizem os cientistas e nutricionistas de plantão. Já tentei entender porque se eu soubesse a resposta pra tudo isso, aliviaria um pouco minha curiosidade, minha angústia, meu desassossegado e a parte de mim que odeia o "não-saber". Não saber porque hoje chove, e amanhã faz muito sol, ou porque num dia a Lua está linda, e no outro não a achamos no céu. E porque eu, justo eu, tenho todas essas dúvidas, e carrego-as aonde vou, e intrigo quem não devia com minhas perguntas e análises, e páro a vida das pessoas pra que elas pensem um pouco. Hoje, eu, que me intrigo tanto, venho pedir que não tente entender, nem tudo que perguntei, muito menos a mim ou a você. Pra tentar explicar o porquê, aí vem o único porquê desse post, a razão de quem era a pergunta das razões, a frase de Clarice Lispector: "Viver ultrapassa todo e qualquer entendimento".

5 Comentários:

Às 3/04/2007 08:08:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Na:
Lendo seu texto, também me veio a pergunta: Por que ela está com todas essas dúvidas? E logo em seguida, coincidindo com o fechamento de sua narrativa, veio a resposta:Isso é a vida.A vida é assim: quem fica pensando muito, perde tempo pois o relógio não tem pausa.A gente pode até se "desligar" e "fugir" deste mundo por alguns minutos, mas somos só nós que "paramos". O planeta Terra continua a rodar e a vida continua independente se apareceu no caminho uma pedra, uma pessoa ou algo importante que nos detivesse.Mas apesar de saber de tudo isso, creio em Deus e nos seus planos para todos nós: não estamos aqui por acaso e se "somos ou estamos", tudo tem um porquê. Então viva o melhor que puder: seja amor-coração, integridade-caráter, felicidade-paz.

Bjos

Gisele Tamaio

 
Às 3/04/2007 08:09:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Perplexa com o texto... nat nat... você é incrível.
MAs eu falo, eu já desisti de entender ou explicar tudo...viver realmente é a melhor coisa
=)

Beijo garotinha preferida
saudade
e espera a carta!

 
Às 3/05/2007 10:32:00 AM , Blogger m. disse...

linda! a frase q eu coloquei no meu blog (q fui eu mesma q fiz, não tirei de nenhum lugar) tem justamente a ver com isso q vc escreveu. nunca precisei TANTO ler alguma coisa pra me confortar. e seu texto caiu na aqui, agora, no meu colo. e ainda bem q to lendo de manhã, pra eu passar o resto do dia bem.

eu queria entender pq às vezes a vida tira com a mesma mão q ela dá pra vc. e tira assim, sem dó nem piedade, na maior frieza do mundo. vai entender...

beijooo querida
;*****

 
Às 3/05/2007 11:32:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Entao...

Tentei entender pq eu tava lendo o post.Mas tambem nao consegui...

Meu portugues ta horrivel,e eu tb tentei entender o porque.Mas ai que piora a situacao.Acho que cometi algumas cagadas na gramatica.

Atualmente tento entender varias coisas tambem.Mas a unica coisa que sei eh algo que Socrates disse a muito tempo atras...

NADA SEI EXCETO O FATO DE MINHA IGNORANCIA.TUDO QUE SEI EH QUE NADA SEI !

Ai eu canso...
E durmo !

 
Às 3/05/2007 05:06:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Simplesmente, VIVA A VIDA.

Deixa a vida me levar...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial