quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Homens X Mulheres: Xiiiiiiii...

Bom, vim hoje fazer esse post porque parece que essa é a pauta na minha vida no momento. Por quê? Eu descobri há muito pouco tempo que uma das minhas melhores amigas odeia esses negócios de generalizações... Do tipo "homem é tudo farinha do mesmo saco" ou "mulher não sabe dirigir". Especialmente essas referentes ao sexo das pessoas, ela abomina. Fiquei pensando como uma pessoa como eu, tão atenta aos detalhes das minhas amizades, nunca reparei que ela odiava isso. Talvez seja porque eu não faço essas generalizações com tanta freqüência. Mas adivinhem? Passei a fazer ultimamente, e aí descobri o quanto ela as odiava...
Concordo com ela. É óbvio que toda regra tem sua exceção. Toda mulher dirige mal? Mentira... Tem mulher que dirige bem. Como essa minha amiga, aliás. E tem homem que dirige muito mal (tô com um amigo na cabeça agora, que medo). Homem é tudo farinha do mesmo saco? Pode ser... PODE SER?! Pode ser sim. E é isso que eu vim defender aqui: o fato de que algumas generalizações tem lá sua razão de ser.
Isso pra mim ficou muito claro ontem à noite. Estávamos eu e meu pai na sala assintindo a Corinthians 0 X São Caetano 1. Quanto eu assisto a um jogo de futebol, eu me limito a fazer comentários sobre o FUTEBOL. É lógico que, como mulher, eu reparo em outras coisas. Mas eu acredito que se você, mulher, entende um pouco de futebol, é o suficiente pra você se abstrair e assistir a um jogo como eles, OS HOMENS, assistem. Mas veja bem: eu sou MULHER. Então, ontem escapou um comentário TIPICAMENTE FEMININO (minha amiga deve estar se debatendo ao ler isso, mas é verdade). Num exato momento do jogo, o goleiro Marcelo, do Corinthians, me resolve sair do gol numa hora em que eu achei que ele não deveria sair. Meu comentário futebolístico? "Meu, olha o Marcelo...". Mas então eu continuei: "Nossa, olha o Marcelo... Tão novinho e já falta cabelo pra ele, coitado!". Nesse momento, eu olhei para a cara do meu pai que limitou-se a olhar para mim e para a TV novamente, num gesto que, creio eu, representava a relevância do meu comentário.
Não tô querendo dizer com isso que mulher não sabe comentar futebol. Sabe. É óbvio que sabe. Todas elas? Não. Óbvio que é a minoria. Quem não se lembra da Copa do Mundo de 2006? eu perdi a conta de quantos jogos assistí com a mulherada só comentando dos bonitões da Copa. E eu estava no meio delas. e eu estava no meio dos meninos comentando o FUTEBOL também. agora, pergunte quantos meninos estavam comentando algo além do futebol durante a Copa? Nenhum.
Aonde eu quero chegar com isso? Não, não quero dizer que homem não reconhece quando outro homem é bonito, e aí está mais uma generalização... Nada disso. Quero mostrar que homens e mulheres são sim diferentes. Tal qual as generalizações de que paulista é estressado e baiano é alegre e folgado. Nem todo paulista é estressado e nem todo baiano é alegre e folgado. Mas eles são, sim, de temperamentos diferentes... e isso não é generalização. É cultura.
A cultura feminina é muitas vezes mais ligada à estética do que a masculina. Nos últimso tempos, surgiram os metrossexuais, que podem estar mudando essa história. Mas ela ainda não foi mudada. E, enquanto não for, ainda existirão coisas que nos diferem... Apenas isso. Homens são homens. Mulheres são mulheres.
_____________________________________________



Pra terminar: A Jovem Pan de Sorocaba só faltou bater palmas para o comentarista político Carlos Chagas, da rede Jovem Pan SAT. Ontem, Chagas comentou uma enquete deita na cidade de Brasília. A enquete perguntou aos brasilienses se eles sabiam quem era Arlindo Chinaglia, Aldo Rebelo e Gustavo Fruet. Rebelo, agora ex-presidente da Câmara dos deputados, ainda foi reconhecido por um ou outro cidadão. Porém quase ninguém tomava conhecimento de Fruet ou Chinaglia. Chagas, então, fez mais ou menos o seguinte comentário. "Isso acontece em Brasília. Imagina em outras cidades do Brasil? Enquanto os deputados não se tocarem que o brasileiro se preocupa com qual vai ser o salário mínimo, com a comida que ele vai pôr (ou não) no prato da família e com a escola do filho pra pagar no fim do mês, o Brasil não irá pra frente." Se a Pan de Sorocaba bater palmas, pode ter certeza que eu acompanho!

2 Comentários:

Às 2/02/2007 06:35:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Bato palmas também ao Chagas. Mas o que precisa mesmo é investir em EDUCAÇÃO.

Aí sim, o brasileiro comerá melhor e saberá quem são os figuras.

O que os politicos não querem na verdade, é que o povo saiba quem são eles, pois iriam perder a boquinha.

 
Às 2/05/2007 02:20:00 PM , Blogger Unknown disse...

homens são homens e mulheres são mulheres... e os rótulos são enganosos também, às vezes a pessoa quer passar uma imagem que ela não é e todo mundo cai...
fica difícil ver quem a pessoa é de verdade. Eu tenho certeza que os machões também reparam nas carecas dos seus colegas, entende? hehe

Muito confuso!!

Beijão, Ná!!!
Saudades!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial