quarta-feira, janeiro 24, 2007

Alguma coisa tá errada...

Eu adoro, simplesmente sou louca por filmes de causas sociais. É óbvio que eu bem gosto de ir ao cinema pra assistir umas comedinhas românticas ou os filmes da Jennifer Aniston, mas eu acho bom não sermos alienados ao ponto de ser a única coisa que pagamos pra assistir. Isso porque hoje eu assisti o filme "Diamante de Sangue", com Leonardo Di Caprio e Jennifer Connelly. Depois que você assiste a um filme como esse, você repara o que está bem debaixo dos nossos narizes: há algo muito errado com o mundo e, principalmente com as pessoas que nele vivem, que se dizem seres humanos.
Filmes como Diamante de Sangue, O Jardineiro Fiel e O Senhor das Armas trazem um pouco mais de perspectiva pra quem vive uma vida pelo menos aparentemente perfeita: sim, do outro lado do mundo, há gente sendo morta pelas armas adquiridas com a troca dos diamantes. Sim, há gente "brincando" de fabricar remédios eficientes para os portadores do vírus HIV e sim, há gente enriquecendo com o tráfico de armas, e eles são os que estão mais longe de ser mortos por elas. Triste verdade.
Também acho que há algo muito errado em mim quando assisto esse filmes... Uma amiga minha fez o seguinte comentário após assistir "Diários de Motocicleta", sobre o ilustríssimo Che Guevara: "Há algo muito errado no mundo. Esse cara rodou países pra lutar pelos pobres, e eu aqui passo meu tempo mexendo no Orkut...". E uma outra amiga minha completou: "E ele era rico!". Aí tô eu assistindo Diamante de Sangue e vejo a Jennifer Connelly encarnar uma jornalista que invadiu o Afeganistão em pleno regime Talebã, e que agora está em Serra Leoa tentando provar a ligação de uma renomada empresa norte-americana vendedora de diamantes com a exportadora que garante que esses diamantes são de outro país. Será que algum dia eu vou deixar de estar sentada num cinema, assistindo um filme com uma amiga e ter um papel importante como o dela? Parar de apenas alugar filmes como esses e vir postar num blog sobre eles, e passar a vivenciar cenas reais em que eu possa denunciar algo como ela queria fazê-lo? Não sei... Sinceramente espero que sim... Sinto imensamente que não estou no mundo a passeio... e se gosto de viver, nem posso estar...
Mas enquanto não faço nada pelo bem mundial (hehe) me deixem apenas elogiar a atuação de Leonardo Di Caprio. Nunca achei nada dele. Nem poderia. Assistir a um filme como Titanic e querer um ator se saía muito bem, na minha opinão, é exigir demais. E esse foi o único filme do DiCaprio que assisti. Depois de hoje, acrescento um infelizmente. Não sei quem está concorrendo com ele na categoria de melhor ator, mas sinceramente? Não deve ter ninguém melhor. Leonardo passou o filme todo falando inglês com sotaque africano, porque seu personagem nasceu no Ziambábue. Veja bem: sotaque AFRICANO! E em nenhum momento você desconfia que, na verdade, ele nasceu nos Estados Unidos. Encarnou o personagem mesmo. Oscar pra ele!
Já que o assunto são causas sociais e acontecimentos globais, aí vão minhas indicações:
Filmes
*Diamante de Sangue
*O Jardineiro Fiel
*O Senhor Das Armas
*Cidade de Deus
*Tiros em Columbine
*Farenheit 11/9
Livro
*Abusado - Caco Barcellos
Se alguém quiser ajudar nessa lista de filmes que não são mero entretenimento, e sim um chamado contra a alienação, indique nos comentários, por favor!

4 Comentários:

Às 1/25/2007 01:05:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

nattiiii...mt bom o textoo..adorei...sabe..qd quis prestar jornal...queria mudar o mundo tb..sempre fui meio guevarista até..uhahuahua..mas o pior é q a faculdade tirou isso d mim, por incrivel q pareça..agora q ta voltando...rsrs...
ahh..qt ao diamantes d sangue..sensacional..mt bom...ahh..rap falar q homem nao elogia o di caprio..ele fez o "prenda-me se for capaz" no qual tb da show na interpretaçao...
bom...esses filmes sociais sao muito bon pra gente refletir msm...tiros em columbine é u filme q eu curti d mais....mas o mehor filme q ja vi...é "Tempo de matar"..apesar do nome a lá maquina mortifera....ele num tem nada a ver com isso..e é sensacional..muito antigo..mas muito bom..um show de interpretaçao pra qm curte Direito entao.....fica a dica..rs..
bjuuuuuuuu

 
Às 1/25/2007 11:32:00 AM , Anonymous Anônimo disse...

Ótimo texto Ná.

Minha dica é GANDHI.

Beijão

 
Às 1/28/2007 11:32:00 PM , Blogger GABRIEL RUIZ disse...

Natalia!
Gostei bastante da reflexão que sugeriu no post. Sério. Ao menos vc pensa nisso (em não vir ao mundo a passeio), não "vegeta", como costumam dizer...
E só o fato de seu post conter um assunto como este, já é um grito!

E sobre o Leo, eu particularmente gosto muito dos filmes que ele faz. Tem "os infiltrados" que é genial (nesse que ele concorre ao oscar de melhor ator).
Grande beijo
Gostei muito do post!

 
Às 1/30/2007 09:02:00 PM , Blogger Diego C.C. disse...

Nossa Nat, que post mais legal. Adorei ler um pouco sobre a sua opinião, vc sabe que eu te acho uma escritora de mão cheia. É engraçado vc estar falando desses filmes, eu acabei de escrever no meu blog sobre um filme que também achei mto bom: Adeus Lenin. Não tem causa social no meio, mas trata um pouco de história. Senhor das Armas e Jardineiro Fiel são ótimos (esse último principalmente), vc destacou bem os filmes que merecem pela sua causa. Mas da sua listinha eu só ainda não vi Diamante! Na verdade eu não estava querendo ver achando que ia ser só sangue, mas depois de vc falar fiquei com toda a vontade do mundo! Eu estou mto viciados em filmes ultimamente, demorei mto tempo para descobrir que eles podem mesmo mudar a nossa visão, é que somos tão bombardeados com besteira que fica difícil separar oq é oq. E o Leonardo DiCaprio esta sim concorrendo a melhor ator, os outros atores eu nem posso comentar pois são filmes que ainda não estrearam aqui (menos o Will Smith com o filme dele)
Ok, vou parar de falar agora! Pode ter certeza que eu vou voltar hein. Quem disse que blogs não são formas de aproximar amigos? (eu sei, ninguém disse isso..)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial